O ROI das redes socais: entenda se suas ações nas mídias sociais estão valendo a pena

dezembro 22, 2022 Off Por admin

Você, que está sempre atualizado sobre o que acontece no mundo do marketing, certamente sabe da importância que as redes sociais têm para um negócio.

Para medir os resultados das redes sociais, você deve ter as ferramentas certas para rastrear conversões, analisar dados e gerar relatórios.

Listamos os principais:

Google Analytics

Esta ferramenta gratuita do Google foi projetada para medir o tráfego de sites e blogs.

A partir dele, você saberá quais são as suas páginas mais visitadas, o perfil do seu público e as fontes de tráfego – inclusive as redes sociais.

Para isso, basta ir em “Aquisição” no menu à esquerda do Google Analytics, depois ir em “Social”.

Nesta opção, você pode ver quantas sessões a rede social está gerando em seu site.

E, dentro de cada página, você pode ver as páginas mais visitadas.

Isso permite que você veja que tipo de conteúdo atrai mais seu público em cada rede social.

O Guia Completo do Google Analytics
suíte

O Hootsuite é uma das ferramentas mais utilizadas por quem usa a rede social.

Afinal, ele permite que você agende e publique em várias redes ao mesmo tempo, economizando tempo de publicação e levando o mesmo conteúdo para o público em todas as redes.

Outro grande recurso dessa ferramenta é o painel de controle, por meio do qual você pode acompanhar as mais diversas operações da sua rede.

Também podem ser gerados relatórios que podem ser acompanhados para garantir que as ações na rede levem aos resultados esperados.

visão do facebook

Esta é uma ferramenta do Facebook para páginas de fãs.

Por meio dele, você pode ver o resultado de todas as ações que realiza nas redes sociais, onde sua empresa precisa estar plugada, pois são mais de 100 milhões de brasileiros!

Além do número de seguidores, curtidas, alcance e visualizações de página fornecidos pelo Facebook Insights (também conhecido como “Facebook Insights”), você também pode ver quais resultados possuem ações como promoções, publicações e eventos.

Parâmetros UTM

Parâmetros UTM são códigos que você pode adicionar a URLs para rastrear quem visita seu site e de onde vem o tráfego.

Por isso, são utilizados em conjunto com ferramentas como o Google Analytics que permitem uma visão mais detalhada de todas essas operações.

Dessa forma, você pode medir tudo, desde suas redes sociais, desde quais têm melhor desempenho até quais postagens geram mais tráfego e conversões.

análise do twitter

Sim, o Twitter também tem uma ferramenta de análise!

Ele permite que você veja quais Tweets foram apresentados e quais receberam mais impressões e engajamento, incluindo taxas de engajamento, cliques em links, retuítes, favoritos e respostas.

ícone quadrado

Embora essa ferramenta também funcione no Facebook, ela se destaca ao usar análises e relatórios sobre ações realizadas no Instagram.

O Iconosquare permite que você entenda as métricas com mais precisão e otimize seu desempenho nas redes sociais.

Também permitia agendar publicações e stories – algo que ainda não pode ser feito no app do Instagram hoje.

Como Demonstrar o ROI das Redes Sociais para Sua Empresa

Agora que você sabe o que fazer para medir o ROI das redes sociais, é hora de descobrir como repassar esse valor para sua empresa.

Afinal, se você sabe o quanto é importante mensurar o ROI gerado pela sua rede social, outras pessoas (principalmente a diretoria!) também precisam saber.

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